0


Ao longo dos meus quase 3 anos morando e estudando na Ucrânia, descobri algumas coisas interessantes sobre este calmo, hospitaleiro e bonito país. Foram informações sobre as quais fui tomando conhecimento nas aulas, com meus colegas e professores, nas ruas, com amigos e até desconhecidos. Afinal, ninguém melhor que um taxista, ou um feirante, por exemplo, para nos contar algo novo e surpreendente sobre um país onde somos estrangeiros. Eu me lembro bem de quando ainda estava no Brasil e pesquisava sobre a Ucrânia e não achava quase nada; vim parar aqui sem fazer ideia do que ia encontrar. Agora é muito gratificante poder escrever sobre o país e repassar esses fatos e curiosidades adiante. Convido você a ler e seguir algumas das minhas descobertas e observações.

1 – As 7 maravilhas da Ucrânia

Vou começar pelo fato que eu descobri mais recentemente, enquanto escrevia um artigo sobre a moeda ucraniana, a grívnia, ou hryvna. A cédula de 10 hryvnas contém em uma das suas faces o mosteiro Petchersk Lavra (em ucraniano, Печерська Лавра), um mosteiro cristão ortodoxo localizado em Kiev. É um dos mais antigos do país e um dos lugares santos da religião ortodoxa oriental. Em 1990 foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO, junto com a catedral de Santa Sofia de Kiev. O fato é que em 2007 também foi eleito uma das 7 maravilhas da Ucrânia, escolhidas por votação pela Internet (76,889 votos) e por um levantamento de 100 estudiosos, historiadores, especialistas em cultura e em turismo.
As 7 maravilhas eleitas foram:
  1. Castelo de Kamianets-Podilski
  2. Mosteiro Petchersk Lavra, em Kiev
  3. Parque Sofiyivsky
  4. Catedral de Santa Sofia
  5. Chersoneus Taurica
  6. Fortaleza de Khotyn
  7. Khortytsia
Pretendo escrever um artigo falando mais sobre cada um desses lugares, mas se tiver curiosidade, pode escrever no Google Сім чудес України (sete maravilhas da Ucrânia); se não entender ucraniano, vai pelo menos encontrar muito mais fotos do que quando se faz a pesquisa em português.

2 – Comer na rua

Em geral, não é comum ver os ucranianos comendo na rua, com exceção de uma coisa: pão! A princípio eu ria muito desse costume. Achava muito estranho, pois via meninas super lindas e maquiadas no shopping subindo a escada rolante e comendo pão. Eu continuo achando engraçado – e não sou a única, pois já ouvi muitos estrangeiros comentando sobre isso.
Os ucranianos naturalmente apreciam muito a comida local e quando moram fora do país e voltam pra Ucrânia, uma das primeiras coisas que gostam de fazer é matar a saudade do pão ucraniano, que é realmente gostoso – mas, às vezes, tudo que eu queria é um bom pão francês ainda quentinho! Aqui é possível encontrar uma grande variedade de pães e existem inúmeros tipos diferentes de pães integrais.

3 – Os magníficos parques

Todas as cidades ucranianas têm, no mínimo, um parque. Eles são grandes, lindos e muito agradáveis. Além de muito arborizados, têm fontes e estátuas espalhados por toda parte. É lindo admirar as mudanças de estações na paisagem dos parques, que no verão ficam totalmente verdes e é quando os esquilos passeiam livremente entre as pessoas. Junto com o sol e calor também encontramos pessoas tomando sol deitadas na grama. Eu me lembro muito bem da primeira vez que vi uma mulher de biquíni tomando sol no parque; primeiro, achei muito estranho, depois percebi que é super normal e que temos mesmo que aproveitar cada segundo da curta estadia de sol que temos.
Com a chegada do outono todas as folhas ficam amarelas e depois caem, é magnifico. O inverno traz consigo a neve, que não é impedimento nenhum pra um passeio no parque. Eu admito que passar por um inverno no qual as temperaturas podem chegar a -25 graus não é fácil, ainda mais porque a vida, os estudos e trabalho não podem parar. De qualquer forma, nada é mais divertido que brincar na neve. Depois de tanto frio e tantos meses sem ver nada além de uma paisagem branca e gélida, é mágico ver a neve derreter e observar as plantas renascendo e a primavera florindo e perfumando cada cantinho da paisagem.
ukraine-178426_640
Passear no parque é um hábito que está inserido no estilo de vida dos ucranianos. Não existe lugar melhor pra levar as crianças pra brincar. Depois passa a ser um ótimo ponto de encontro para os jovens. São lugares marcantes na vida amorosa dos ucranianos, aliás é muito comum ver casais nos parques fazendo fotos no dia do casamento. A terceira idade gasta seu tempo no parque pra se exercitar, jogar jogos de tabuleiro, passear com os netos ou bater papo com os amigos. Fica muita clara a importância desses lugares ao longo de toda a vida dos ucranianos.

Eu aprendi a amar passear em parques, e toda vez que eu visito uma cidade ucraniana eu faço questão de conhecer o parque da cidade.

4- O bonito hábito de presentear

Durante o meu primeiro ano morando na Ucrânia eu morei com duas garotas ucranianas. Como sou muito observadora, pude aprender muito sobre eles. Reparei que toda vez que vinha alguém visitá-las, sempre trazia consigo um presentinho, normalmente chocolate, doces ou torta. Coisas doces são de longe os presentes mais comuns em visitas e, com certeza, o preferido dos ucranianos. Não tem como errar! Dependendo da pessoa e da situação, bebidas também podem agradar muito.
Funciona basicamente da seguinte maneira: o visitante traz algo doce e o anfitrião prepara o chá pra acompanhar. É tão bonitinho. Adoro esse costume, essa receptividade e demonstração de respeito e educação são algo que pretendo levar pra vida!
Se voce é uma pessoa que fica triste quando esquecem seu aniversário, então se mude pra Ucrânia! Garanto que isso nunca mais vai acontecer. Aqui, essa é uma data extremamente especial. Na faculdade, no aniversário de todos da turma, os colegas se juntam e compram um presente, cantam parabéns e te felicitam. Os nossos professores ganham chuvas de flores, chocolates, doces, bebidas, etc. É um uma falta de respeito não presentear os professores no aniversário, dia dos professores, entre outras datas.
Quando eu morava no Brasil eu detestava aniversário. A Ucrânia mudou totalmente minha concepção e me ensinou o quão importante e especial esse dia deve ser, e que devemos comemorar da forma mais intensa que pudermos. E também que não devemos esquecer o aniversário das pessoas que amamos e que convivem conosco. O mesmo vale para qualquer outra data comemorativa.

5 – Dar flores é muito importante

Se você vier pra Ucrânia, caminhar pelas ruas e não ver mulheres carregando buquês de flores, te aconselho a verificar se está mesmo na Ucrânia ou acabou parando em algum outro país por engano! Aqui o ato de dar flores é definitivamente muito comum. Um bom namorado ucraniano sempre presenteia sua dama com flores. Datas comemorativas têm que ter flores. É muito fácil encontrar onde comprar, até porque há muitas senhoras ou até crianças que ficam sentadas nas calçadas vendendo flores. Presentear, por aqui, é algo que ajuda a demonstrar educação, respeito e a passar uma boa impressão.

fonte: https://www.brasileiraspelomundo.com/cinco-curiosidades-sobre-a-ucrania-121840272

Postar um comentário

 
Top