Ao longo dos meus quase 3 anos morando e estudando na Ucrânia, descobri algumas coisas interessantes sobre este calmo, hospitaleiro e bonito país. Foram informações sobre as quais fui tomando conhecimento nas aulas, com meus colegas e professores, nas ruas, com amigos e até desconhecidos. Afinal, ninguém melhor que um taxista, ou um feirante, por exemplo, para nos contar algo novo e surpreendente sobre um país onde somos estrangeiros. Eu me lembro bem de quando ainda estava no Brasil e pesquisava sobre a Ucrânia e não achava quase nada; vim parar aqui sem fazer ideia do que ia encontrar. Agora é muito gratificante poder escrever sobre o país e repassar esses fatos e curiosidades adiante. Convido você a ler e seguir algumas das minhas descobertas e observações.
1 – As 7 maravilhas da Ucrânia
Vou começar pelo fato que eu descobri mais recentemente, enquanto escrevia um artigo sobre a moeda ucraniana, a grívnia, ou hryvna. A cédula de 10 hryvnas contém em uma das suas faces o mosteiro Petchersk Lavra (em ucraniano, Печерська Лавра), um mosteiro cristão ortodoxo localizado em Kiev. É um dos mais antigos do país e um dos lugares santos da religião ortodoxa oriental. Em 1990 foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO, junto com a catedral de Santa Sofia de Kiev. O fato é que em 2007 também foi eleito uma das 7 maravilhas da Ucrânia, escolhidas por votação pela Internet (76,889 votos) e por um levantamento de 100 estudiosos, historiadores, especialistas em cultura e em turismo.
As 7 maravilhas eleitas foram:
- Castelo de Kamianets-Podilski
- Mosteiro Petchersk Lavra, em Kiev
- Parque Sofiyivsky
- Catedral de Santa Sofia
- Chersoneus Taurica
- Fortaleza de Khotyn
- Khortytsia
Pretendo escrever um artigo falando mais sobre cada um desses lugares, mas se tiver curiosidade, pode escrever no Google Сім чудес України (sete maravilhas da Ucrânia); se não entender ucraniano, vai pelo menos encontrar muito mais fotos do que quando se faz a pesquisa em português.
2 – Comer na rua
Em geral, não é comum ver os ucranianos comendo na rua, com exceção de uma coisa: pão! A princípio eu ria muito desse costume. Achava muito estranho, pois via meninas super lindas e maquiadas no shopping subindo a escada rolante e comendo pão. Eu continuo achando engraçado – e não sou a única, pois já ouvi muitos estrangeiros comentando sobre isso.
Os ucranianos naturalmente apreciam muito a comida local e quando moram fora do país e voltam pra Ucrânia, uma das primeiras coisas que gostam de fazer é matar a saudade do pão ucraniano, que é realmente gostoso – mas, às vezes, tudo que eu queria é um bom pão francês ainda quentinho! Aqui é possível encontrar uma grande variedade de pães e existem inúmeros tipos diferentes de pães integrais.
3 – Os magníficos parques
Todas as cidades ucranianas têm, no mínimo, um parque. Eles são grandes, lindos e muito agradáveis. Além de muito arborizados, têm fontes e estátuas espalhados por toda parte. É lindo admirar as mudanças de estações na paisagem dos parques, que no verão ficam totalmente verdes e é quando os esquilos passeiam livremente entre as pessoas. Junto com o sol e calor também encontramos pessoas tomando sol deitadas na grama. Eu me lembro muito bem da primeira vez que vi uma mulher de biquíni tomando sol no parque; primeiro, achei muito estranho, depois percebi que é super normal e que temos mesmo que aproveitar cada segundo da curta estadia de sol que temos.
Com a chegada do outono todas as folhas ficam amarelas e depois caem, é magnifico. O inverno traz consigo a neve, que não é impedimento nenhum pra um passeio no parque. Eu admito que passar por um inverno no qual as temperaturas podem chegar a -25 graus não é fácil, ainda mais porque a vida, os estudos e trabalho não podem parar. De qualquer forma, nada é mais divertido que brincar na neve. Depois de tanto frio e tantos meses sem ver nada além de uma paisagem branca e gélida, é mágico ver a neve derreter e observar as plantas renascendo e a primavera florindo e perfumando cada cantinho da paisagem.

Passear no parque é um hábito que está inserido no estilo de vida dos ucranianos. Não existe lugar melhor pra levar as crianças pra brincar. Depois passa a ser um ótimo ponto de encontro para os jovens. São lugares marcantes na vida amorosa dos ucranianos, aliás é muito comum ver casais nos parques fazendo fotos no dia do casamento. A terceira idade gasta seu tempo no parque pra se exercitar, jogar jogos de tabuleiro, passear com os netos ou bater papo com os amigos. Fica muita clara a importância desses lugares ao longo de toda a vida dos ucranianos.
Eu aprendi a amar passear em parques, e toda vez que eu visito uma cidade ucraniana eu faço questão de conhecer o parque da cidade.
Eu aprendi a amar passear em parques, e toda vez que eu visito uma cidade ucraniana eu faço questão de conhecer o parque da cidade.
4- O bonito hábito de presentear
Durante o meu primeiro ano morando na Ucrânia eu morei com duas garotas ucranianas. Como sou muito observadora, pude aprender muito sobre eles. Reparei que toda vez que vinha alguém visitá-las, sempre trazia consigo um presentinho, normalmente chocolate, doces ou torta. Coisas doces são de longe os presentes mais comuns em visitas e, com certeza, o preferido dos ucranianos. Não tem como errar! Dependendo da pessoa e da situação, bebidas também podem agradar muito.
Funciona basicamente da seguinte maneira: o visitante traz algo doce e o anfitrião prepara o chá pra acompanhar. É tão bonitinho. Adoro esse costume, essa receptividade e demonstração de respeito e educação são algo que pretendo levar pra vida!
Se voce é uma pessoa que fica triste quando esquecem seu aniversário, então se mude pra Ucrânia! Garanto que isso nunca mais vai acontecer. Aqui, essa é uma data extremamente especial. Na faculdade, no aniversário de todos da turma, os colegas se juntam e compram um presente, cantam parabéns e te felicitam. Os nossos professores ganham chuvas de flores, chocolates, doces, bebidas, etc. É um uma falta de respeito não presentear os professores no aniversário, dia dos professores, entre outras datas.
Quando eu morava no Brasil eu detestava aniversário. A Ucrânia mudou totalmente minha concepção e me ensinou o quão importante e especial esse dia deve ser, e que devemos comemorar da forma mais intensa que pudermos. E também que não devemos esquecer o aniversário das pessoas que amamos e que convivem conosco. O mesmo vale para qualquer outra data comemorativa.
5 – Dar flores é muito importante
Se você vier pra Ucrânia, caminhar pelas ruas e não ver mulheres carregando buquês de flores, te aconselho a verificar se está mesmo na Ucrânia ou acabou parando em algum outro país por engano! Aqui o ato de dar flores é definitivamente muito comum. Um bom namorado ucraniano sempre presenteia sua dama com flores. Datas comemorativas têm que ter flores. É muito fácil encontrar onde comprar, até porque há muitas senhoras ou até crianças que ficam sentadas nas calçadas vendendo flores. Presentear, por aqui, é algo que ajuda a demonstrar educação, respeito e a passar uma boa impressão.
fonte: https://www.brasileiraspelomundo.com/cinco-curiosidades-sobre-a-ucrania-121840272
fonte: https://www.brasileiraspelomundo.com/cinco-curiosidades-sobre-a-ucrania-121840272
Postar um comentário