0


Você sabia que o Dia dos Namorados em alguns países como Europa e Estados unidos é comemorado em outra data e conhecido não como dia dos namorados e sim como Dia de São Valentim. (Valentine’s Day).
Ele é celebrado em 14 de fevereiro diferente do nosso que é 12 de junho que é véspera do dia de Santo Antônio de Lisboa, conhecido pela fama de "Santo Casamenteiro”.
Independente do país, essa é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados, em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos. É muito comum nessa época a troca de cartões e presentes com símbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons, além claro das flores e jantares românticos.
Origem do Dia dos Namorados
Provavelmente você já parou para pensar por que todo o mundo comemora essa data no dia 14 de fevereiro e só o nosso país lembra a data especialmente no dia 12 de junho.
Isso tudo mesmo com a história de São Valentim prevalecendo como a original e que deu origem para a data comemorativa nos Estados Unidos.
Aqui no Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio), que viveu entre 1195 e 1213. Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”.
Em 1953 aconteceu o primeiro Dia dos Namorados, e foi organizado pelos comerciantes da cidade. A data foi selecionada por ser véspera do dia da morte de Santo Antônio.
Além disso, a data não foi escolhida apenas por causa do santo. Essa era uma época de baixa nas vendas na região paulistana. O Dia das Mães já havia passado, o Dia dos Pais ainda estava longe e as festas juninas só rendiam vendas com comidas e vestes em xadrez.
Pensando nisso, os comerciantes encontraram nesta data uma oportunidade de alavancar as vendas no período, afinal quem não gosta de dar algum presente para quem ama? 
O mais curioso é ver que essa data mesmo depois de tantos anos é comemorada com tanta intensidade.
O Dia dos Namorados é uma das datas comemorativas mais rentáveis para o comércio do país, só perdendo para o Natal e o Dia das Mães.
Origem Dia de São Valentim
Dia de São Valentim cai num dia festivo de dois mártires cristãos diferentes, de nome Valentim (padre de Roma condenado à pena capital no século III). Mas os costumes relacionados com este dia provavelmente vêm de um antigo festival romano chamado Lupercalia, que se realizava todo dia 14 de fevereiro. A festa celebrava a fertilidade homenageando Juno (deusa da mulher e casamento) e Pan (deus da natureza).
A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Continuou celebrando casamentos, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Fonte: Wikipédia/comofazer
Texto postado por: Cintia Searby – Personal Organizer – (11) 9.9990.3289
Imagens-Google
Comentários
  1. Elis Salles  - Itupeva
    Há 15 anos especialista no Mercado Imobiliário em Itupeva e Vetor Oeste de Jundiaí e Consultora para Imobiliárias.
    "Se você já sabe o que quer, eu sei o que te oferecer. O melhor!"
    Trabalho somente com imóveis sob encomenda e com horário agendado. Para Vender, Comprar seu Imóvel ou agendar uma consultoria (11) 99939-2431

Postar um comentário

 
Top