0


O seu dia é tão cheio que às vezes parece que o tempo passa voando e quando chega ao fim você acha que suas atividades e o seu trabalho não renderam tanto quanto poderiam? Distrações com conversas com colegas, redes sociais ou mesmo a procrastinação são alguns dos principais responsáveis por esse sentimento que se torna um grande problema quando se deseja saber como ser mais eficiente no trabalho.

É claro que esses pequenos momentos podem ser saudáveis e até mesmo altamente recomendados em alguns momentos, afinal, estamos falando de seres humanos e não de máquinas. Porém, se você acha que pode fazer o seu tempo render mais sem abrir mão dos pequenos momentos de descanso e descontração, trazemos boas novas: listamos três dicas de como ser mais eficiente no trabalho; confira!

#1 Organize suas tarefas de acordo com o seu tempo

Se o seu trabalho envolve metas para cumprir, tente não deixar para fazê-lo aos 45 minutos do segundo tempo. Organize suas atividades de acordo com o tempo que tem disponível e estabeleça suas próprias metas. Por exemplo, se você precisa entregar uma planilha na sexta-feira e sobrou um tempo na quarta-feira, use esse tempo para adiantar a tarefa marcada para o último dia útil da semana. Assim, quando chegar perto da data limite, você terá menos trabalho e conseguirá fazê-lo de forma mais rápida e eficiente.

Elaborar listas ajuda muito nessa tarefa. Separe-as de acordo com sua rotina, seus horários disponíveis e a ordem de prioridade. Dessa forma, mesmo que você se distraia em alguns momentos, saberá que tem uma meta a cumprir e, além disso, quando ela deve ser entregue.

#2 Estabeleça períodos de descanso

Passar mais tempo do que o normal trabalhando ou levar trabalho para casa não é sinônimo de produtividade. Pelo contrário, esse tipo de atitude pode acarretar em problemas graves de saúde, o que consequentemente prejudicará a qualidade do seu trabalho. Por isso, é recomendado que você controle o tempo que está trabalhando e estabeleça intervalos de 10 a 15 minutos a cada período de uma hora e meia, por exemplo. Mas isso não é uma regra – você pode ajustar esse tempo de acordo com a sua necessidade.

Por exemplo, se apenas passou uma hora e você está sentindo que não consegue se concentrar, considere fazer uma pausa, tomar um café, e depois voltar toda a atenção ao seu afazer. Assim você conseguirá produzir melhor e mais rapidamente; essa é uma tática simples mas muito efetiva de como ser mais eficiente no trabalho.

#3 Não se distraia com o celular

Se você não precisa usar o celular durante o seu trabalho, o melhor é mantê-lo no silencioso ou até desligado durante o horário de serviço. Assim você evita distrações com mensagens e outros alertas que inevitavelmente irão surgir.

Caso contrário, se você precisa manter contato com seus clientes ou colaboradores durante o horário de trabalho através do celular, condicione-se a não prestar atenção às notificações que não sejam profissionais e, principalmente, não abra as redes sociais. Aqui, o segredo é ter disciplina e manter o foco para evitar desperdício de tempo e, assim, conseguir ser mais efetivo no cumprimento das tarefas.

Viu como é fácil? Essas dicas simples podem ser muito úteis se aplicadas corretamente. Elas são baseadas em vários métodos que foram desenvolvidos por especialistas quando o assunto é como ser mais eficiente no trabalho. Se você ficou interessado no assunto, confira também nosso post com dicas pontuais e práticas de como otimizar o tempo em diveras situações e ambientes!


Fonte: https://tecnosenior.com/como-ser-mais-eficiente-no-trabalho/

Postar um comentário

 
Top