0

 

Dizem que a gente nunca esquece como andar de bicicleta, não é verdade? Além da sensação nostálgica que essa atividade proporciona, trata-se de uma ótima oportunidade para a prática de atividades físicas que fazem bem para a saúde. São muitas as vantagens para quem reserva um tempinho do dia para dar umas pedaladas, e elas vão desde a saúde física até a psicológica.

Deu vontade de rodar por aí? Que ótimo! Mas, antes, que tal entender quais são os benefícios de andar de bicicleta? Venha com a gente, que nós vamos mostrar a você!

1. Fortalecimento da massa muscular

Por mais que você se distraia enquanto está em cima de uma bicicleta e talvez não perceba, pedalar exige grande esforço físico. Por esse motivo, assim como em muitos outros tipos de atividades, vários músculos do corpo são ativados quando você está em cima das duas rodas.

O ciclismo se destaca, nesse sentido, por ser um dos esportes que estimula quase todos os grupos musculares. Então, ao contrário do que muita gente pensa, o ato de pedalar não é bom apenas para as pernas, mas, sim, para todo o corpo.

2. Aumento do fôlego

Ao andar de bicicleta você precisa manter o controle da respiração, já que esse tipo de exercício exige muito oxigênio. Isso faz com que os seus pulmões sejam ativados com maior intensidade e fiquem mais fortes.

Em consequência disso, o seu fôlego aumentará, efeito que é visto a longo prazo. Assim, depois de muita prática, você conseguirá pedalar por longos períodos de tempo. O melhor de tudo isso é que os efeitos desses benefícios serão sentidos mesmo quando você não está em cima de uma bicicleta. Dessa maneira, subir uma rua bem íngreme, por exemplo, será uma tarefa bem mais fácil.

3. Controle da glicemia

O ato de pedalar também ajuda a controlar a glicemia, ou seja, o nível de açúcar no sangue. Isso ocorre porque o seu corpo aumenta a produção de insulina durante a prática da atividade. Com isso, o transporte desse hormônio responsável por permitir a entrada de glicose nas células é facilitado.

Por esse motivo, pedalar significa prevenir ou, ao menos, reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes, doença que pode decorrer dos altos níveis de glicemia, bastante perigosa e que atinge muitos brasileiros.

4. Regulação da pressão arterial

Outro benefício do ciclismo para o sangue é a melhora do seu fluxo pelas veias e artérias. O que ocorre é que, com o esforço físico, o coração bate mais forte, fazendo com que o fluxo sanguíneo seja maior.

Como a pressão arterial ocorre a partir da força que o sangue faz nas paredes internas das cavidades por onde passa, ao pedalar, ela diminui. Com isso, o risco de se ter um acidente vascular cerebral ou um infarto, por exemplo, são menores.

5. Redução do colesterol

Assim como ocorre em outras atividades físicas, o ciclismo faz aumentar o metabolismo, ou seja, os processos de anabolismo e catabolismo que liberam energia para o nosso corpo. A partir disso, as substâncias que contém colesterol ruim (LDL) são queimadas mais rapidamente.

O efeito disso é a redução dos níveis de colesterol no sangue, prevenindo problemas de saúde mais graves relacionados a esse fator como o infarto, por exemplo.

6. Perda de peso

Esse talvez seja o benefício de andar de bicicleta mais conhecido e mais buscado por algumas pessoas que decidem começar a pedalar. É que essa atividade física estimula a perda de calorias e a queima de gordura.

Afinal, trata-se de um exercício de alta intensidade, fazendo com que o metabolismo acelere e, com isso, as reservas adiposas sejam consumidas mais rapidamente. Além disso, mais músculos são construídos, fazendo com que a sua massa magra sofra importante aumento.

7. Eliminação de toxinas do corpo

Ao praticar exercícios físicos, o corpo produz suor, líquido secretado pelas glândulas sudoríparas e eliminado pelos poros da pele com o objetivo de controlar a temperatura corporal.

Porém, além dessa função, o suor também é responsável por expelir toxinas presentes no corpo. A consequência disso é o melhor funcionamento do organismo, já que restam apenas as substâncias saudáveis e necessárias para que os órgãos funcionem bem.

8. Melhora da sensação de bem-estar

Andar de bicicleta é uma atividade benéfica tanto para o corpo quanto para a mente. Isso se deve ao fato de que é uma atividade que promove a produção de endorfina, um neurotransmissor produzido pelo cérebro, com ação analgésica e capaz de gerar a sensação de bem-estar, conforto, tranquilidade e alegria.

Dessa forma, sair por aí pedalando é uma maneira de se sentir melhor consigo mesmo. Isso, sem contar a sensação de liberdade e a oportunidade de relaxar e de conhecer novos lugares nunca antes visitados. Ou seja, são mente e corpo mais saudáveis.

9. Redução do impacto sobre as articulações

Talvez você conheça alguém que prefira o ciclismo, entre outras atividades físicas, por ter dores ou outras complicações no joelho. E isso está certo. O que ocorre é que o ato de pedalar oferece menor impacto às articulações, já que as pernas e os pés não estão em contato com o chão enquanto você o faz.

Por esse motivo é que andar de bicicleta é uma excelente opção para quem quer fugir do sedentarismo, mas não pode recorrer a esportes como futebol, corrida, tênis etc.

alivio nos pés

10. Auxílio na recuperação de lesões ósseas e prevenção a artrite

Em decorrência do baixo impacto promovido pelo ato de pedalar, quem pratica esse tipo de atividade física consegue prevenir osteoartrite, problema provocado por exercícios que sobrecarregam os ossos e as articulações.

Além disso, por não envolver o levantamento de carga, essas regiões do corpo também são beneficiadas, sofrendo menor pressão, quando comparado com outras atividades como a musculação, por exemplo.

Pedalar é benéfico em vários aspectos, mas antes de iniciar a prática dessa atividade é preciso alguns cuidados. Dê preferência para fazer em locais com ciclovias (no caso dos centros urbanos), para ter mais segurança. Ainda, é fundamental que você procure um médico e faça uma análise completa, além de exames, para saber se está apto a se exercitar.

Depois de ler esse texto e entender os benefícios de andar de bicicleta, fica fácil entender que pedalar por aí vai muito além de um momento de descanso. Essa atividade que é, muitas vezes, uma distração para as pessoas, também é uma maneira de manter a saúde em dia. E, então, está esperando o que para pegar a bike e sair por aí pedalando, para garantir uma vida mais saudável e longa?

Gostou dessas informações e quer saber mais sobre vida saudável? Então, assine a nossa newsletter e receba outras diretamente em sua caixa de entrada!

Postar um comentário

 
Top