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Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

É cada vez mais comum que a pessoa divida seu tempo entre o trabalho e os estudos. Por causa disso, o interesse por dicas e técnicas de como melhorar a performance da memória tem aumentado.

A memória pode ser melhorada através da prática do que os neurocientistas chamam de ginástica cerebral. A memória é uma função do nosso sistema nervoso, assim pode melhorar com o tempo com a prática de alguns exercícios.

O que é a neuroplasticidade e para que serve?

A neuroplasticidade é a capacidade que nossos neurônios possuem de se reorganizar, melhorar e aumentar suas conexões.

Esta capacidade garante que, mesmo com a idade avançada, a pessoa possa colher os frutos da ginástica cerebral, criando novas redes neuronais.

Dicas práticas para melhorar a memória

1. Decore os números de telefone mais utilizados

Com as facilidades da tecnologia, acabamos por não exercitar a memória. Procure se esforçar para decorar os números de telefone que você mais usa. Uma das maneiras de conseguir fixar os números é através da escrita.

Portanto, escolha aqueles números que deseja decorar e escreva-os repetidas vezes em uma folha em branco.

2. Crie o hábito de decorar a lista do supermercado

lista supermercado

Outra maneira de você colocar a memória para trabalhar é decorando sua lista de compras do supermercado.

Fale em voz alta a lista até memorizá-la. Se possível, grave sua voz narrando a lista e escute a gravação algumas vezes.

3. Converse com os amigos sobre algo que leu

Você leu um artigo interessante? Procure compartilhar com os amigos seu conteúdo utilizando apenas a memória.

Ao falar sobre o assunto com outras pessoas, aumentam as chances de gravar com mais intensidade o tema.

4. Associe a memória com algum estímulo

Pesquisas realizadas na Universidade de Harvard pelo professor Venkatesh Murthy, atestam a íntima relação entre a memória e o olfato.

Uma forma de usar esta associação a seu favor está na utilização de aromas enquanto se assiste a uma aula de um determinado assunto. Depois de criar a associação, você pode usar o mesmo aroma na hora de dormir para estimular a memória de consolidação.

5. Defina metas para serem vencidas

Ao definir metas de leitura você coloca alguma pressão no fortalecimento da memória. Começou a ler um livro? Estabeleça metas para terminar cada capítulo, criar resumos ou realizar testes de fixação.

Este seria um caso de estresse positivo que pode ajudar na melhoria da performance da memória.

6. Aprenda a jogar xadrez

jogar xadrez

O jogo de xadrez contribui para o desenvolvimento da capacidade de concentração e planejamento, além de fortalecer a memória.

Estudos da Carnegie Mellon University comprovaram os benefícios do jogo. Jogadores de xadrez usam estruturas de recuperação de memória de longo prazo de forma mais eficiente do que a maioria das pessoas.

7. Faça palavras-cruzadas

Além de ser um passatempo, as palavras-cruzadas funcionam como uma verdadeira ginástica cerebral.

As palavras-cruzadas também dão a oportunidade de ampliar conhecimentos e vocabulário, servindo de estímulo para a memória.

8. Use a outra mão

Se você for destro, procure usar a mão esquerda para realizar atividades rotineiras e vice-versa. Você pode praticar na hora de escovar os dentes, abrir portas ou apanhar objetos. Esta prática também ajuda o cérebro a formar novos caminhos neuronais.

9. Monte um quebra-cabeça

quebra-cabeça

O hábito de montar um quebra-cabeça desenvolve a habilidade cognitiva, a coordenação motora, ao mesmo tempo em que estimula a memória.

Inicie com jogos com poucas peças. Aumente o número de peças conforme sua habilidade progredir.

10. Relembre os eventos do dia

Quando for dormir e fechar os olhos, procure relembrar todos os eventos que aconteceram no seu dia.

Comece recordando a primeira coisa que fez ao sair da cama e avance gradualmente até o momento de dormir. Foque sua atenção no maior nível de detalhes possível.

Fatores que prejudicam a memória

Alguns fatores contribuem para descompensar a memória. Se necessário, procure ajuda profissional para minimizar as seguintes questões:

  • Emoções negativas
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Insônia
  • Má alimentação
  • Excesso de informação

Saia da rotina

As situações rotineiras são inimigas do cérebro, dificultando o desenvolvimento da memória. A rotina faz com que o cérebro trabalhe no piloto automático.

Sempre procure por novas maneiras de fazer as tarefas repetitivas. Utilize caminhos alternativos para o trabalho, mude a posição dos móveis em casa, experimente novos pratos e descubra novos sabores. Ouça músicas que nunca ousou escutar.

Lembre-se disso e comece agora a fazer diferente! A memória agradece.

Fonte: https://www.todacarreira.com/melhorar-memoria/

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