0


 

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul recebeu nesta quarta-feira, 23 de março, o Título Atitude Cidadã 2022, concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil em uma cerimônia realizada no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini - CEA Polonês, em Campo Grande.

 

O Título de Atitude Cidadã é concedido à pessoas e Instituições que estimulam comportamentos sustentáveis e que geram impactos positivos na sociedade.  O objetivo é reconhecer os vanguardistas de iniciativas que tornam realidade o conceito lixo zero em cada cidade, sejam cidadãos que demonstraram por meio de iniciativas ou intervenções locais, seu engajamento e comprometimento imediato com a causa, abrangendo toda a transversalidade do conceito Lixo Zero.

 

Também foi contemplada com o reconhecimento a bióloga, Thainá Domingues Nogueira, Phd em saneamento ambiental e recursos hídricos e assessora técnica da Consultoria de Projetos Especiais e Meio Ambiente do TCE-MS. Para ela a premiação deve ser atribuída a determinação de prioridade que o Tribunal estabelece para a política de preservação ambiental, em especial ao Programa de Aprimoramento da Gestão de Resíduos Sólidos dos Jurisdicionados.

 

Thainá explica que durante os 6 anos de execução do Programa foi possível reverter a situação da disposição final dos resíduos sólidos domiciliares “que em que se apresentava com 80% de disposição final irregular em 2016, para uma situação em que apenas 16% dos municípios ainda permanecessem nessa situação em 2022. O Projeto propiciou a melhora da disposição final em 50 municípios do Estado, representando um avanço de 64% do conjunto, substancialmente maior do que as conquistas da região Centro Oeste e do país nos últimos”.

A bióloga conclui afirmando que  o reconhecimento é muito bem-vindo e demostra que os resultados obtidos, de fato, tiveram uma repercussão muito além das fronteiras do nosso Estado.

 


ILZB

 

O Instituto Lixo Zero Brasil é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito lixo zero no País. Foi fundado em 2010 e representa o Brasil na ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no mundo.

 

O ILZB tem a missão de articular, mobilizar e provocar novas atitudes nas comunidades nacionais e internacionais, promovendo a prática do Lixo Zero nos diversos segmentos da sociedade.

 

Tania Sother

Postar um comentário

 
Top